O que é fine art?

“Criação de imagens que evocam emoções por um processo fotográfico no qual a mente e a imaginação são livremente, mas competentemente, exercidas.” - Dr. S. D. Jouhar

O termo Fine Art deriva do conceito das Belas Artes, que era a expressão artística reconhecida nas áreas de Arquitetura, Música, Pintura, Escultura, Dança, Teatro e Literatura, no século XVIII. Esse conceito primava as obras em que, segundo o ponto de vista temporal, mostrasse uma nobreza superior. Foi a forma que a academia à época conseguia distinguir entre belas artes e artes aplicadas ou secundárias.

Um tempo após o surgimento da fotografia, os fotógrafos começaram a criar composições fotográficas que expressassem as intenções subjetivas da imagem, trazendo emoções e novos conceitos de observação ao resultado fotográfico. Existia então a fotografia representacional (aquela que reproduz fielmente uma cena, como no fotojornalismo, sempre objetiva) e a nova composição fotográfica que levava o espectador a uma nova interpretação da imagem, com o olhar agora para uma obra de arte, com as percepções e emoções criadas pelo fotógrafo.

O que é impressão fine art?

“Impressão Fine Art é um processo, rigorosamente controlado, para que o conteúdo de um original possa ser reproduzido com a maior fidelidade a um suporte que mantenha essas características.”

É um processo digital que utiliza uma impressora Canon iPF8400 com 12 cores de pigmentos minerais, softwares especiais, monitores calibrados e ambiente controlado. Os papéis utilizados para impressão também são destinados para esse processo em específico, pois são papéis de algodão ou α-celulose, livres de ácidos e branqueadores, com pH neutro.

Esse conjunto de fatores proporciona que todas as informações que constarem do arquivo digital sejam transferidos ao suporte papel ou canvas.

O conhecimento aprofundado dos softwares de edição de imagem, aliado aos conhecimentos fotográficos, permite ao printer de processo de impressão fine art obter os melhores resultados, convertendo o arquivo em uma obra de arte, que pode durar de 100 a 200 anos, como ocorre com as pinturas à óleo da época do surgimento da fotografia.

Veja nossos trabalhos