O que é Fine Art?

Fine Art ou Belas Artes sempre foram usadas como sinônimo de pintura, escultura, música, poesia, dança e teatro. A fotografia só foi inserida a esta categoria no inicio do século 20, quando os primeiros trabalhos de fotografia feitos como arte foram aparecendo. A fotografia começou a adotar características da pintura a óleo, como manipulação de imagem, composição com modelos, combinações de cenários e entre outros detalhes, começou a ser mais autoral.

 

“O fotógrafo começa a usar sua vivência pessoal para capturar detalhes sob apenas a sua ótica”

 

A fotografia Fine Art tem como conceito ser produzida por impulso artístico e estético, fugindo do padrão documental ou comercial.

o_que_impressao_fine_art

O que é impressão Fine Art?

Impressão Fine Art é o termo utilizado para o tipo de impressão que visa a garantia de qualidade e longevidade de obras de arte sejam, fotografias, artes digitais ou reproduções de pinturas e gravuras. Todo o processo de impressão Fine Art é balizado por normas rígidas de certificação de qualidade e normalidade, tanto de papéis (100% algodão livres de ácidos e branqueados óticos) quanto das tintas de pigmentação mineral, que são utilizadas em impressoras de grandes formatos desenvolvidas para esta finalidade.

Esse delicado e intrincado processo de impressão Fine Art é supervisionado e controlado pelo printer, que detém conhecimentos técnicos e interpretativos, de modo que consegue captar o desejo do autor da obra a ser impressa, transportado esses sentimentos para o material impresso.

Em nosso estúdio contatos com uma impressora Canon iPF8400, com boca de saída de até 110cm, que conta com 12 cartuchos de tintas LUCIA EX, especiais para impressões Fine Art.

Montagem Fine Art

A montagem de impressões Fine Art é caracterizada pela utilização de material de pH neutro e livres de ácidos, para que as características específicas dos papéis utilizados e tintas empregadas possam ter a longevidade garantida, desde que preservadas as condições ideais de armazenamento, transporte e exposição.

A utilização de passe-partout e/ou baguetes para garantir o distanciamento da obra em relação ao vidro, o uso de madeiras de lei nas molduras, o uso de fundos e fitas aderentes neutras e o emprego de vidro com proteção UV atendem aos padrões museológicos de conservação.

Para valores de impressão ou montagem Fine Art, entre em contato:

Veja um pouco mais sobre o nosso trabalho: